A importância da família no desenvolvimento dos filhos
- Renata Helec
- 26 de ago. de 2023
- 3 min de leitura

Meta-descrição: Crescer em uma família que ofereça um desenvolvimento saudável contribui para a formação dos filhos. Saiba mais sobre o assunto. A família costuma ser o primeiro grupo a qual crianças pertencem. Ali, nos braços dos pais ao nascerem ou serem adotados, começa a formação social, moral e psíquica dos filhos. É diante dessas formações que o papel da família se torna tão fundamental para o desenvolvimento infantil.
Pais são espelhos aos filhos É provável que você já tenha visto uma menininha querendo usar sapatos da mãe, suas maquiagens e suas roupas. Isso é somente um exemplo de como os pais são vistos como uma figura exemplar aos pequenos. Afinal, os pais são a referência mais próxima que os filhos têm para a construção de suas personalidades. Logo, pais que se sentem constantemente insatisfeitos com as atitudes de seus filhos muitas vezes emitem, eles mesmos, comportamentos inadequados que são refletidos no desenvolvimento infantil. A família é responsável por educar, ensinar e inserir a criança na sociedade. Portanto, filhos que crescem em um ambiente familiar com condições para um desenvolvimento saudável têm maiores chances de se tornarem adultos capazes de enfrentar as adversidades da vida, buscarem sucesso e discernir o que é bom e o que é ruim. Um dos aspectos que mais afetam o desenvolvimento dos filhos é o amor (ou a falta dele). Quando se fala em amor, muitos responsáveis o confundem com o ato de beijar, abraçar ou até mesmo atender a todas as vontades dos filhos. O amor pode e deve ser expressado por carinho, mas também é apresentado no dia a dia como cuidado. Esse cuidado exige que limites sejam colocados, regras sejam estabelecidas e erros sejam repreendidos. E uma das formas mais eficazes de auxiliar no desenvolvimento dos filhos é ensinar e mostrar limites através do exemplo, dos valores a serem seguidos e que são praticados pelos próprios pais.
Os desafios do desenvolvimento saudável atual Com rotinas cada vez mais envolvidas por trabalhos excessivos, estresse e corridas contra o tempo, muitos pais podem se distanciar dos filhos - o que acaba afetando a estrutura familiar e, consequentemente, o desenvolvimento infantil. Quando o desenvolvimento é afetado, problemas de comportamento podem perdurar até mesmo quando as crianças se tornarem adultos. Pais e responsáveis têm de estar presentes no dia a dia de seus filhos, dedicando parte do dia para ouvi-los, brincar, deixá-los expressar o que sentem e pensam. Ainda, é preciso que olhem para si, para suas atitudes e como elas estão sendo refletidas em suas crianças ou adolescentes. Será que um pai que não se dispõe a conversar no final do dia não reflete um filho que é um adolescente mais introspectivo e com dificuldade de fazer amigos?
Como saber o que você reflete aos seus filhos É comum que muitos pais, avós, tios e responsáveis tenham dificuldades em identificar o que eles estão refletindo aos seus filhos, netos, sobrinhos e demais crianças ou adolescentes do núcleo familiar. Em algumas situações até se voltam a si mesmos, na tentativa de enxergar possíveis atitudes que possam ser corrigidas e que, assim, possam ocasionar em melhores comportamentos dos mais novos. Mas nem sempre essa missão é fácil. Para isso existe o coaching parental e nós, do Pais Inteligentes, somos especialistas nessa metodologia que promove um maior bem-estar entre as famílias. Com atendimento personalizado, buscamos ferramentas para melhorar a harmonia, a compreensão e trazer resultados mais efetivos diante da habilidade de cada membro da família.
Comments