top of page
Buscar

Conceito de família: origem, evolução e perfil atual

  • Foto do escritor: Renata Helec
    Renata Helec
  • 26 de ago. de 2023
  • 3 min de leitura

Meta-descrição: Se antes o nascimento de um filho era o ponto inicial da família, hoje o conceito ganha novas características. Confira um panorama evolutivo da definição de família. A família é a união entre pessoas que possuem laços de afeto e convivência. Entre seus membros são divididos momentos de aflição e conquistas, evolução e fraternidade, comunicação e aprendizados. Mas a concepção de família é alterada com o passar dos anos. A ideia da família tradicional - composta pelo pai como provedor, a mãe como cuidadora e filhos do casal - tem sido expandida e até mesmo substituída. Apesar de estudiosos divergirem sobre o surgimento da família, o que se sabe é que ela é o resultado de comportamentos, valores e hábitos próprios da sociedade. Como a sociedade muda ao longo do tempo e do espaço, o conceito de família, como parte da sociedade, também sofre transformações. Evolução do conceito de família Antigamente Já no Império Romano a família era concebida pela união entre duas pessoas (um homem e uma mulher) e seus descendentes. Assim, surge a ideia de matrimônio e o reforço da hereditariedade como o elo que forma a família. Durante a Idade Média a união entre duas pessoas passa a ser celebrada pela igreja, o que torna o casamento algo sagrado e destinado à reprodução. Portanto, é ressaltado o conceito de família tradicional, formada pelo casamento, pela maternidade e pela paternidade. Essa concepção mais conservadora pode ser exercida até hoje. As relações de parentesco são vistas como essenciais para que os mais jovens cuidem dos mais velhos; e para que os mais velhos possam fornecer a sobrevivência dos mais jovens, com apoio econômico, moradia, alimentação, socialização e o primeiro emprego. Hoje O novo conceito de família tem surgido no decorrer dos anos com as novas formas de convívio, decorrentes de filhos fora do casamento, adoção, casais sem filhos, relações com outros parentes (como avós e tios) e até laços que não são sanguíneos. Se antes somente os vínculos sanguíneos resultantes do casamento delimitavam o que era uma família, hoje o fundamental é a ligação afetiva entre os membros da família e a assistência que um oferece ao outro.

Outra mudança é em relação aos filhos como mão-de-obra. Antigamente casais tinham uma grande quantidade de descendentes para ajudar no trabalho. Hoje, as taxas de natalidade estão cada vez menores. Além disso, com a entrada da mulher no mercado de trabalho, os papéis familiares são alterados. A segmentação do homem como provedor e da mulher como doméstica dá lugar a cônjuges com poderes idênticos na construção e criação da família. Abre-se mais espaço ao diálogo entre todos os membros (até mesmo as crianças, que agora são vistas como personalidades que precisam ser ouvidas), à negociação e debate de assuntos que antes eram vistos como tabu, como questões ligadas à sexualidade. Tipos de família A estrutura da família tradicional (pai, mãe e filhos) ainda é o tipo de família mais encontrado. Porém, diversos outros modelos têm aparecido, entre eles:

  • ● Família nuclear, com filhos biológicos;

  • ● Família extensa, com hereditariedade e que inclui três ou mais gerações (avós, tios, netos, etc.);

  • ● Família adotiva;

  • ● Família de casais sem filhos;

  • ● Família anaparental, em que ambos progenitores (pai e mãe) são ausentes;

  • ● Família monoparental, em que há apenas um progenitor (pai ou mãe);

  • ● Família reconstituída pós-divórcio, composto por um novo matrimônio em que ao menos um dos cônjuges tem filho(s) de relacionamento anterior;

  • ● Família sem laços legais, composta por pessoas que vivem juntas sem laços sanguíneos, mas com compromisso e afeto. Atendimento a todas famílias Agora que você já deve ter identificado o tipo da sua família, alguns temas em relação à ela podem surgir na sua mente. Pode ser amor, leveza, sorrisos. Mas se você pensou em conflitos, medo em relação ao futuro dos membros da sua família, falta de afeto ou outros pontos que gostaria de melhorar, é hora de contar com a Pais Inteligentes. Afinal, somos especialistas em coaching parental, uma metodologia científica que promove mudanças comportamentais para aumentar o bem-estar das famílias. Tudo feito de forma personalizada, com ferramentas direcionadas para envolver a harmonia, a compreensão, as habilidades de cada um e trazer resultados efetivos.


 
 
 

Comments


 © Renata Helec

bottom of page